sexta-feira, 10 de julho de 2009

Oficina de Interpretação Artística para Live-Actions

Bom, como o Phill disse no post anterior, eu fui ao RPGCon semana passada e vi muita coisa legal. Como eu divulguei aqui, participei do Workshop de Interpretação para Live Action que foi surpreendente! As técnicas utilizadas para criação do personagem foram ótimas... eu realmente consegui sair de mim e incorporar minha criação! O workshop trabalhou um jeito diferente de criar até o prelúdio, geralmente eu parava até um certo momento da vida do personagem e eles me estimularam a ir além. Tudo isso além das técnicas de voz, os exercícios de corpo e mente, os exercícios de raciocínio rápido e criatividade.

Agora a Companhia Akademica Anfiteátrica ministrará na AJOIP uma Oficina de Interpretação Artísitica com duração de 3 meses, sendo uma aula por semana (3 horas de aula). Com certeza o desenvolvimento será surpreendente comparado ao workshop, que já foi muito bom!
Recomendo !


Segue algumas informações e curiosidades sobre Live Action e sobre a Oficina. Vale a pena participar!! =)

Ao longo dos anos os “Live-Actions” se tornaram uma das formas de Role Playing Games mais realizadas entre os entusiastas e amadores deste tipo de entretenimento e hobby.

Por definição, “Role Playing Games” (RPG) ou Jogos de Representação, são também jogos de base educativa e cultural, onde a natureza principal é explorar a criatividade e imaginação onde o participante vive uma história sem ter de obedecer a uma posição apenas passiva, sendo parte ator, parte roteirista de um texto (a aventura ou história) que ainda não foi completamente escrita.

Elaborados nos idos da década de 70, a partir de jogos de estratégia (com tabuleiros e peças representativas das unidades de combate), encontrou-se ali uma nova visão e compreensão para casualidades que colocavam seus participantes em questionamentos, como por exemplo: “Como saberei se o inimigo esta preparado e esperando atrás de uma porta?”, pois devido as simplificadas regras apenas voltadas para o combate, ações como esta geravam dúvidas e discussões.

A partir de pensamentos como este, fora iniciada a exploração da imaginação – poder visualizar a cena em si, com melhor descrição e profundo detalhamento do que se passa nela – e, da criatividade – onde não somente um novo conjunto de simples regras foram desenvolvidas, como também o aumento de inumeras ações que seus participantes poderiam realizar.

Desde o início da década de 90, os Jogos de Representação ganharam uma grande legião de adeptos e amadores promovendo desta forma, eventos especializados para esta modalidade. Alguns destes eventos chegaram a reunir mais de 15 mil participantes, com muitas mesas de jogos, torneios, competições, etc.

Dentro desta modalidade de jogo, surgiu uma nova maneira de expressar e contas histórias: “Live-Actions”.

Procurando estabelecer um climax cênico e psicológico mais profundo e realístico, os jogos de representação foram transportados da mesa para um livre espaço, como por exemplo: uma sala, uma casa, um galpão, parques, shoppings, centros desportivos, etc.

Elevando a representação para um nível mais teatral, ou seja, incluindo decoração do local, adequar clima da história com iluminção e sonoridade (músicas, efeitos sonoros, etc), trajes e adereços voltados aos traços históricos do contexto (uma festa vitoriana, um mundo futurista, etc) e, unindo à expressão corporal dos participantes, cria-se o climax – um envolvimento mais claro com a história e com a psicologia das personagens.

Com o surgimento de associações especializadas e presentes nesta categoria de entretenimento, e através do aprendizado de técnicas cêno-artísticas apresentados pela “Oficina de Interpretação Artística”, pode-se elevar o “happening” do “Live Action”, criando um clima mais denso e marcante deixando assim a diversão de todo o jogo mais prazeroso.

Baseando em técnicas lúdicas de interpretação (descritas em objetivos, planejamento e grade), procuramos sintetizar o fazer teatral na forma de jogos de improvisação.
A “Oficina de Interpretação Artística” destina-se a jogadores e entusiastas do RPG e de “Live-Actions”, pesquisadores e estudiosos do meio teatral, e com todo o público amador infanto-juvenil e adulto* que deseja aprofundar seus conhecimentos sobre as técnicas teatrais, aderindo junto, uma nova forma de diversão e lazer.

Com os exercícios propostos desenvolveremos nos alunos as seguites faculdades:
• empostação vocal
• expressão corporal
• presença pessoal
• carisma
• autoconhecimento psicológico
• desenvolvimento de narrativa
• criatividade
• técnicas de improvisação
• foco cênico
• noções de caracterização visual
• noções de caracterização psicológica

É claro que todas essas faculdades podem ser aplicadas em quaisquer tipos de jogos de representação incluindo: Role Playng Games, jogos de contar de histórias, clinical comedies (atores-palhaços para hospitais), assim como para quaisquer tipos de espetáculos que tenham como base a interpretação de personagens.

A “Oficina de Interpretação Artística” será ministrada por atores profissionais, uma vez por semana, contando com três horas de duração por aula, incluindo teoria, exercícios práticos, exercícios de fixação (casa) e, com debates para fins de análise dos participantes.

Com três meses de duração e com 4 short-lives somente para os alunos da oficina e dois “Live-Actions” – o primeiro ocorrendo entre o segundo e o terceiro mês e o segundo, ao final da oficina. Lembrando que estes “Live-Actions” serão de médio ou grande porte com a participação dos alunos e público aberto.

VALOR INTEGRAL: R$240,00
ou em 3 vezes (cheque) de R$80,00

PAGAMENTO DEVERÁ SER REALIZADO NO DIA 11 DE JULHO NA AJOIP!!!
ALUNOS INSCRITOS TERÃO CONTRATO E RECIBO REFERIDAS À OFICINA.


Certificado e carta de reconhecimento ao final da Oficina.

Carga horária: 36 horas
Duração: 3 horas/aula

Mais informações: http://www.ajoip.org/


Nenhum comentário: