domingo, 10 de maio de 2009

O que há alem da fronteira final?

Um caixão, se você usar um uniforme vermelho!

Não há como começar um post sobre o mais novo filme de JORNADA NAS ESTRELAS além de falar o quanto foi FODA!


Minha cabeça rodava com a beleza com a qual foi orquestrada a adaptação da mais clássica das séries de ficcção cientifica para a telona!

Já de cara, uma sequencia de ação absurdamente impressionante, com uma trilha sonora expantosamente avessa ao comum, musica clássica, no meio de explosões, que casa tão magnificamente com a cena, que chega a arrepiar!

Quanta puxação de saco...

Mas uma coisa eu digo, mereceu! Depois de uma decepção TÃO GRANDE de wolverine nos cinemas (SUCKS, ARGH!!!! Que horror! Ainda bem que vi em indaiatuba, que é mais barato! Quase fiz um post, mas não consegui expressar tanto desgosto), fiquei com um pé atrás em relação a adaptações. Diretores e roteristas fazem coisas imundas quando ha muita expectativa e muito dedo de produtora no meio.

No caso de Jornada nas estrelas em especial, devo dizer que sou um fã nivel 5 (de 1 a 10). Conheço a série (me lembro vagamente da clássica, via mais a nova geração), sei das partes que gosto, das que eu relevo e das que não gosto. Não sou Xiita, porém, sou mais fã de historias bem feitas do que qualquer porcaria que produtoras fazem para fãs.

Só pra constar, sou mais fã do Capitão Piccard, mas o Kirk era foda também! As série clássica era boa, a nova geração também, mas cagaram com algumas, tipo Deep Space Nine (médio), Voyager (não consegui ver, muito ruim). Ai veio um leve salvamento com a primeira nave entreprise, na série Star Trek: Enterprise. Tres séries e meia de Cinco no total que eu conheço não está mal!


Foi uma série revolucionária para sua época (e até para agora), trazendo diversos conceitos fantasiosos para a mente das pessoas, como a utilização da anti-matéria, viagens estelares, comunicadores sem fio (telefones Motorola StarTac veio daí, acredita), e o mais famoso, artificio utilizado para cortar custo de efeitos, o teletransporte! Dvdteca basica do nerd de sci-fi, e de todos os centros de pesquisa tecnológica, era muito foda!

Comecei com a série assistindo as reprises de sabado na Band, que teve uma epoca de ouro com séries, como Sea Quest, Texas Ranger, e mais algumas. No sabado, era a dobradinha "série clássica e depois nova geração".


Meus pais vivenciarama estreia na televisão, e aproveitavam para rever-la também. Eram mundos novos, inacreditaveis. As novas grandes navegações da humanidade! Me lembro bem pouco da série para ficar falando de capítulos em especial. Porém, lembro-me de envolvimentos com Deuses gregos, Monstros comedores de Sal, Computadores oniscientes, entre outros.

As histórias eram tão boas com os personagens tão cativantes que você não percebia se os efeitos eram ruins ou o cenário era de papelão. Na verdade, dá atpe um certo tom futurista-retrô, um charme classico a série, e ainda assim, eram efeitos MUITO bons e bem feitos para a época.


Os personagens eram divertidissimos a parte, os principais eram James T. "audaciosamente quebrando protocolos, aonde ninguem pensou antes" Kirk, Dr. Leonard "eu sou um médico" McCoy, o timoneiro Hikaru Sullu, o cara com sotaque russo Chekov, o Engenheiro chefe Scott, quebrando a fisica com wisky, e Spock, lógico.

Como equipe de apoio, contavam com uma infinidade de tripulantes dispostos a vestir a camisa vermelha e darem suas vidas para salvar os principais. Um certo hit da internet entre os fãs, uma pena que a nova geração mudou a cor estabelecida para os uniformes, e acabou com as engraçadas mortes desnecessárias.


A caracterização deles foi impecavel! Semelhanças a parte, só me incomodou o cabelinho do chekov, porém, até o sotaque lembrava a dublagem antiga. E SIM, há referencias a série clássica em todos os lugares, até na morte de um figurante que coloca um traje espacial VERMELHO! Confesso que ri muito nessa hora.

E esse filme, foi um ótimo resumo de tudo isso. A jogada com o tema de quase todos os filmes da série (viagem no tempo), a origem recontada de cada personagem, a caracterização de cada um, tudo amarradinho.

Um resuminho do filme (CUIDADO, SPOILER - Selecione o texto por sua conta e risco): James TIBERIUS Kirk é um garoto que perdeu o pai quando nasceu, pois ele foi o capitão responsavel por um salvamento durante o encontro com uma estranha nave imensa, que tinha acabado de sair de um buraco negro, e chegou atirando pesado!
Em uma briga de bar, vemos o desajustado kirk descendo o sarrafo em cadetes, e tomando um sacode feio depois. Cortando a briga um certo Capitão Christopher Pike (capitão no piloto da série) o desafia a fazer melhor que seu pai - capitão da nave por 12 minutos, e salvador de 800 vidas, e o chama para se alistar na frota estelar.
Durante uma "corte marcial" na "diretoria" da academia, por quebrar o protocolo (OHHHH, o Kirk? COMO???) trapacear no teste da Kobyashi Maru, o alarme é dado e todos os cadetes devem ir como tripulação das naves salvar Vulcano.
Encontramos o mesmo vilão que matou o pai Kirk, atacando o planeta, e com todas as lindas e novas naves da federação destruidas. O cap. Pike vai pro saco, o Spock assume, o kirk é deixado em uma ilha deserta por motim no navio, lá se aparece o grandioso PLOT TWIST da historia, Kirk pra nave com o Scotty, eles vem e vão em dilemas morais e no fim, Kirk assume o comando, quebra mais doze protocolos, vira capitão da nave e salva o dia!

Fim do spoiler, gostou?

Foi FODA, não tem como falar mais nada! A história foi incrivel, parabéns para o Diretor, os Roteiristas, os atores, e toda a equipe!

Nada de extras nos créditos, porém, a musica tema da trilha sonora faz valer a pena ficar até o ultimo minuto, pois é de arrepiar!

Eu recomendo! Achei o máximo, e dormi e ainda estou empolgado com esse filme! Comprarei o dvd na pré-venda, e se bobear, todos os filmes E a série clássica (e talvez outros).


VIDA LONGA E PRÓSPERA, pessoal



Aprenda, FOX, como se faz um filme de ficcção! Efeitos importam, mas como auxílio para se contar uma boa história, e não por si só! E contratem artistas gráficos decentes para fazer as texturas das garras de adamantium voadoras de um de seus mais famosos personagens dos quadrinhos, mas não irei citar nomes!

Um comentário:

Mosca disse...

Muito bom, adorei o filme tb! E nem precisa ser fã de star trek pra gostar.

Abraçooo!