sexta-feira, 17 de abril de 2009

DIAS DA SEMANA E O PORQUE DAS FEIRAS....

Fim de semana chegando e com ele veio uma daquelas duvidas pessoais que consideramos supérfluas.
Talvez seja realmente, mas, por que a semana tem 7 dias e por que os dias possuem esses nomes?

E lá se foi uma madrugada de pesquisas para tentar satisfazer minha curiosidade, Ai ai.


Pimeiro, por que 7 dias na semana?

Uma coisa óbvia mas a qual nunca havia feito conexão antes ,foi as fases da lua, que duram os 7 dias (dã).

Vários povos da antiguidade utilizavam esse conceito para contagem do tempo, a exemplo os egípcios, babilônico, persas, romanos e chineses.

A criação do mundo segundo os hebreus ocorreu em seis dias e Deus descansou no sétimo (uma bela alegoria para um fenômeno natural).

NOTA - O calendário Maia era lunar, composto de 13 meses de 28 semanas, com 7 dias cada semana. (adoro esses caras!)
Os hebreus por sua vez, conseguiam complicar isso de uma maneira incrível, pois, mesclavam uma contagem lunar de meses com uma contagem anual solar! Nem irei me atrever a dissertar sobre isso, qualquer coisa entrem aqui, que ta tudo explicadinho.


E por que os dias têm esses nomes?

Bem, foquei nos nomes utilizados pelo Brasil, e como que acabamos utilizando esse sistema de nomenclatura, então, a pesquisa acabou me levando à Roma, pátria mãe das línguas latinas!wow

Roma também utilizava o sistema de contagem pelos ciclos lunares (semanas de 7 dias) chamado por eles de “Septmana”-sete manhãs

Os antigo romanos associavam os dias da semana ao Sol, à Lua, a Marte, Mercúrio, Júpiter, Vênus e Saturno nomes de antigos deuses e também de planetas.

O primeiro dia da semana Solis Dies (Dia do Sol), tinha vinculação direta com a idéia de início, nascimento, vida, inicio de um novo ciclo iniciado com a luz. Também era o dia em romanos costumavam tomar para realização de oferendas e homenagens a diferentes divindades.

O segundo dia da semana, Lunae Dies (Dia da Lua), era vinculado ao continuísmo, à fluidez das transformações. A lua seria o oposto do nascer do Sol, uma constatação de que outros dias se seguirão e determinadas transformações serão neles realizadas.

O terceiro dia da semana Martis Dies (Dia de Marte). Marte, o deus das guerras, ligado a mitologia da fundação de Roma que, tendo sua história marcada por diversos e intensos conflitos militares, era um grande centro de adoração à divindade militar. As Oferendas ao deus da guerra aconteciam no terceiro dia da semana, regulamentado como dia de Marte.

O quarto dia, Mercurii Dies (Dia de Mercúrio) tinha um caráter eminentemente ambíguo (também acho). De acordo com as tradições romanas, este dia poderia se referir tanto aos mercadores quando aos ladrões (haha). Dessa maneira, Mercúrio, que era considerado o deus protetor de todos os comerciantes, era cultuado nesse dia da semana.

O quinto dia Jovis Dies (Dia de Júpiter) foi destinado ao estrondoso poder do deus Júpiter. Ele, considerado o pai de todos os deuses, tinha o poder de mudar os ventos, realizar tempestades e enviar trovões!

Seguindo essa admiração por deuses poderosos, o sexto dia Veneris Dies (Dia de Vênus) acabou sendo tradicionalmente escolhida como o dia da deusa Vênus, que representava um dos mais possantes sentimentos humanos: o amor (que coisa não?!).

O último dia da semana, o fim da contagem do tempo, nada melhor do que homenagear o culpado da maior maldição dirigida aos deuses: Chronos, o pai do TEEEMMMPO! De acordo com o relato mitológico, Chronos foi destronado por Júpiter e obrigado a exilar-se. Dessa maneira acabou se ocultando na região do Lácio, na Península Itálica, onde passou a dedicar-se à agricultura e ao pastoreio. Sua ação trouxe enorme popularidade religiosa entre os latinos, que o chamavam de Saturnia Tellus.

Detalhe: Línguas modernas como o francês, o espanhol e o italiano conservaram em geral essa relação, dizendo, respectivamente, lundi, lunes, lunedi = dia da Lua (segunda-feira), mardi,martes, martedi = dia de Marte (terça-feira) e assim por diante.

Os nomes de outros dias da semana se referem a deuses da mitologia escandinava: Tyr, o deus correspondente ao Marte latino, formou Tuesday (terça-feira); Odin, denominado woden, originou wednesday (Quarta-feira; Thor, o Júpiter dos latinos, formou Thursday (quinta-feira), e Freya (Vênus) deu Friday (sexta-feira).

Ok, muito interessante saber como os romanos chamavam os dias da semana, mas, não vi nada de feira ainda!

Calma, calma, já chegamos lá.

Vamos falar justamente da P*#@ da feira nos dias da semana.


No ano 563, em um concílio da Igreja Católica na cidade portuguesa de Braga, foi decidido pelo bispo Martinho de Braga que os nomes dos dias da semana usados até então, em homenagem a deuses pagãos, deveriam mudar. Essa regra era aplicada somente aos dias da semana santa, que eram dias onde se deveria descansar e louvar o senhor. Então ficou assim: Prima Feria, Secunda Feria, Tertia Feria e por ai vai. Depois acabou sendo adotada para o ano inteiro, mas só pelos portugueses, sim só pelos portugueses. Algo bem mais suimple e sem graça se comparado aos antigos nomes [:p]

O domingo acabou como domingo e não como Prima feria pois em 321 o imperador romano(grande marqueteiro) Constantino, decretou o Dies Dominicus (dia do senhor) como o primeiro dia da semana e aproveitando o gancho do Solis Dies definiu-o como daí reservado ao culto ao Senhor (que coisa não?)


E abaixo, uma tabelinha com os nomes dos dias da semana em outras linguas


E no fim.....Bom fim de semana a todos!


2 comentários:

Didê disse...

depois da maratona de casamentos, vc poderia tb falar sobre o casamento....tipo, como ele naum tem nada a ver com religião...:P

StormRider disse...

Talvez, quem sabe.