quinta-feira, 13 de novembro de 2008

NOVELAS OU SÉRIES? É QUASE TUDO IGUAL, NÉ?



In My Opinionation, the Novelas loose para as Séries

Lembro-me de apenas uma novela na minha vida...uma muito boa, super engraçada, divertida, que a a familia inteira se reunia para assistir: A INDOMADA

Antes disso, eu era mais preocupado com outras coisas...coisas que explodiam e viravam robos gigantes e sempre passavam na manchete! (mas esse não é o caso hoje)
Depois disso, não via mais graça em nenhuma delas (não sou noveleiro, mas dou o beneficio da duvida...). A que chegou perto foi a "Bang Bang" que começou a ser escrita por Mario Prata (segundo o Storm) e depois deram pro faxineiro terminar o trabalho. (mas tambem não vi pois não tinha tempo).

Tive uma overdose de saudosismo com uma musica que eu adquiri por meios que não vem ao caso no momento, uma trilha sonora do seriado "Blossom", a abertura, chamada "my Opinionation". Divertidinha, justo o que eu preciso para meu flutuante humor matutino.

Sabe-se la porque cargas d'agua eu voltei a um dos assuntos que discuto comigo mesmo sempre, que é o porque novelas são tão ruins, sendo que seriados são bons, e todos não passam de ficção sobre a vida de alguma pessoa. Seria a "realidade brasileira"? ou a Narrativa? a forma de se contar a historia? Os mesmos atores de sempre?

São tantas caracteristicas que eu fico perdido, mas uma coisa que eu cheguei a conclusão é que, na minha opinião, eu só via séries boas porque ha muitas delas para se escolher. Já a novela, parece um laboratório de atores, aonde os Newbas começam as 17:00 e vão ganhando nível de segurança ao mudar de horario (adoraria ver a novela da meia noite...deve ser um show de interpretação).

Outra coisa que conflita bastante é o exagero, coisa que eu adoro repetir. O ser humano tem mania de querer sempre mais do que é bom, mas esquece que não fica tão bom se é demais! Ironico não?

Mas como se aplica aqui!?

Simples: As novelas tem todo o dia, são que nem episódios de Dragon Ball Z, tem de ficar enchendo linguiça para nao ser um episodio demasiadamente cheio de coisas, precisa de tempo Durante o episodio para ser digerido. Tem de se acrescentar mais núcleos, colocar vários fócos.

No fim, é como minha professora fala sobre marcas, ao perder o foco, se torna uma série esquizofrenica!

Ja as séries, como são produzidas semanalmente, tem mais tempo de ser pensadas, cuidadas, refeitas, editadas, etc etc...
É um sistema narrativo diferente, com um foco em um personagem ou grupo em especial, e como ha várias delas passando durante a semana, ha diversos públicos para o mesmo canal, sem conflito, mais segmentado, mais focado, melhor!

De qualquer maneira, não vejo mais TV mesmo...essa rotina de fodido que chega em casa a 00:30 todo dia me impede de perder minha vida na frente da TV, faço isso dormindo no onibus agora, enfrentando situações inusitadas reais, com pessoas reais. (Ai, que saudade da ficção da TV, que me dava o poder de escolha com um controle remoto).

Caso queiram saber, minhas séries preferidas do passado, por ordem que eu me lembre, uma tentativa de cronologia (ou voces acharão que eu sou eclético ou que não tenho gosto, mas lembrem-se...pelo menos 15 anos na frente da TV, eu vi MUITA coisa):
Zorro (record)
Friends (redeTV)
Brava gente - só lembro da Lira Paulistana, mas foi foda! (Globo)
(na verdade, as mini-séries da Globo não são nada Ruins)
Plantão Médico - ER (globo)
Thats 70´s Show (Sony)
Scrubs (Sony)
Mandrake (HBO)
Roma (HBO - em DVD)
House (FÓDASTICO)
Smallville (até a segunda temporada, tópico para outro post...quem sabe eu veja tudo pra fazer isso)
Heroes (só vi a primeira)

Na verdade tem tantas que eu não vou colcoar aqui...esses eram mais os top of mind...)


See ya People!

Phill

.

Nenhum comentário: