terça-feira, 19 de agosto de 2008

Terça nostalgica - HE-MAN

Continuando com a mania de que terças são nostalgicas...

Quando eu paro pra pensar na coisa mais antiga que eu me lembro, só me vem a cabeça desenhos animados.


Não que eu tenha tido uma infancia em frente a TV e etc, tenho que dar um grande merito para minha mãe por ter me mostrado o mundo pelo lado de fora da janela...
Mas, boa parte de minhas lembranças mais antigas são fragmentos de programas de televisão, aonde, provavelmente eu passava os momentos emocionantes de minha tenra juventude, povoada de super-herois
que mais tarde seriam tema para brincadeiras infindaveis, ou até para "objetivos de vida" (a.k.a., pedir o brinquedo para os pais).

Um desses herois, e devo ressaltar, o mais antigo que eu me lembro, é um brucutu seminu bronzeado com cabelo chanelzinho e simbolo do vasco da gama n
o peito, que aluns podem lembrar pela alcunha de HE-MAN!

Inspirado pelo Nerdcast 121, do site jovemnerd, eu resolvi relembrar desse classico! Começava mais ou menos assim, na voz de Garcia Júnior:

Eu sou Adam, príncipe de Etérnia, defensor dos segredos do Castelo Greyskull. Esse é pacato... Meu melhor amigo. Fabulosos poderes secretos me foram revelados desdo dia em que ergui minha espada mágica e disse... "Pelos poderes de Greysk
ull! EU TENHO A FORRRRRRRRRÇA!". Pacato transformou-se num possante gato guerreiro e Adam torna-se He-Man! O homem mais poderoso do universo! Só mais três pessoas conhecem o segredo: A Feiticeira, Mentor e Gorpo. Juntos eles defendem o castelo de Greyskull contra as forças malignas do esqueleto! (isso, obviamente foi retirado do Google, uma vez que eu tinha 5 anos e nao lembrava nem de ir ao banheiro...)

Na verdade, por ser uma atração da rede do Plim-plim, provavelmente a abertura foi cortada, multilada ou substituida por algo mais bizarro!

O que eu me lembro é algo na verdade simples e básico...Havia o He-Man, que era um heroi muito forte, e protegia o seu Reino do Malvado Esqueleto. Cada um tinha a sua equipe e eles se batiam das mais diversas formas possiveis!


O grande diferencial desse desenho era que o Heroi andava em um Tigre maneiro, e que haviam morais a serem aprendidas em cada episodio (talve
z dai venha o meu otimismo...e a mania de tentar tirar lições das coisas que acontecem - notem que eu disse TIRAR, não APRENDER).

O Vilão, diga-se de passagem, por mais caricato que fosse, tinha, na dublagem de Isaac Bardavid, uma voz rizonha, porem não era algo engraçado, e sim medonho. Ele conseguia passar, apenas com a voz, (uma vez que o personagem tinha o rosto estatico do ceifador sinistro), toda a loucura e o desespero para a alma humana, que era ser um
vilão, algo digno do coringa ou de varios outros vilões que, se pararmos para pensar, não eram tão caricatos assim
.

Em minhas pesquisas, eu sabia que iria encontrar a versão de 2002 de He-Man, porem, acabei me deparando com uma versão intermediaria da decada de 90! AAAAH, os anos 90, aonde começaram a ter escassez de criatividade, e resolveram revitalizar tudo que era sucesso (assim como fazem hoje), só que da maneira errada.
Soube que la, ambos He-man e Esqueleto foram enviados para o futuro, aonde o He-Man, envergonhado, passou a usar calças e mudar o cabelo, e o Esqueleto, pelo seu visual, teve um acidente bizarro, envolvendo um teletransporte e
o mega-man, e passou a utilizar de psicotropicos que deixavam seus não-existentes olhos vermelhos.

Graças aos ceus que não ving
ou.


Mas nada fica assim na vida....finalmente fizeram Justiça ao personagem!

Sua serie, em 2002, ganhou um remake decente, com animação de qualidade, mudança minima no visual, apenas podando as partes constrangedoras, e todo um universo expandido, aproveitando o nucleo da historia original.

Para nosso heroico brucutu, o Channel de He-man/Adam morfou para um Mullet, e o jovem principe deixou de usar rosa!

Esqueleto, mantendo seu visual de Carrasco, agora se chama "Keldor", e tomou a alcunha de Esqueleto apos um evento envolvendo golpe de estado, acido e um pacto com um feiticeiro milenar (Mordak, o vilãozaço de She-Ha, e agora, com um visual mais bacana ainda.

O que mais me deixou impressionado, foi a criação da justificativa para o "grito de guerra" de Adam para He-man, invocando os poderes de Graysk
ull. Quem pensa que era o castelo, acabou enganado, pois o montinho de pedra assentada com massa corrida em forme de caveira era apenas a morada do poderoso antepassado de Adam, o REI GRAYSKULL, um homem (viking?!) Imenso, absurdamente forte, com coração de manteiga, e que pereceu em batalha derrotando Hordak, e que, antes do derradeiro final, encerra sua força e poderes em sua propria espada. Portanto, eis que, nosso heroi chama na verdade o heroico espirito de seu antepassado, para que lhe de força na batalha!

NUOOOOOSSA....que dahoooooora a historia.


E ainda mais, outra coisa que não mudou foi as lições a serem aprendidas! Sabios conselhos distribuidos para crianças que cada vez mais precisam, pois os herois estão morrendo, e um mundo sem herois é um mundo sem exemplos! (Nossa, piegas, mas ainda vou escrever o porque de eu achar isso)


Bom, de qualquer maneira, He-Man, minha gente! Se gostavam, não assistam de novo o antigo, pois era tosco. Se desconhecem, vejam o novo, porque é MUITO bacana.

De minha parte, tenho na lembrança um heroi, dentre milhares, que lutava pelo bem e pela justiça, com coragem e força!

Era foda! e ponto!



Esqueleto ganhou sua própria coleção de bonecos, vendidos separadamente. Todos os 208 ossos!
By Desciclopedia

.

3 comentários:

Unknown disse...

Que bela lembrança, Ipe.
Obrigada pela referência à sua mãe, que se divertiu muito com vocês nos parquinhos, nas estorinhas e nas brincadeiras infantis.
Beijos.

StormRider disse...

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

NonsenseTele disse...

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA